18.9.09

Palavras de Osho  

1 x23 comentários


O Potêncial do Estresse
- 42/4 | 18/9



O psicólogo Hans Selye trabalhou durante toda a vida focalizando apenas um problema: o estresse. E chegou a conclusões muito profundas. Uma é que o estresse nem sempre é ruim; ele pode ser usado de maneira admirável.

Não é necessariamente negativo - e, se pensarmos que é sempre negativo, isso não será bom e então geraremos problemas.

O estresse em si pode ser usado como um apoio, pode tornar-se uma força criativa. Porém, fomos ensinados, em geral, que o estresse é ruim, de tal maneira que, ao ser submetido a qualquer tipo de estresse, você se torna receoso. E seu receio o torna até mais estressado; a situação não é ajudada pelo receio.

Por exemplo, talvez os problemas econômicos estejam gerando estresse. No momento em que você sentir que há alguma tensão, algum estresse, você passa a receá-lo. Diz a si mesmo: "Tenho de relaxar". Bem, tentar relaxamento não ajudará, porque você não consegue relaxar; na realidade tentar o relaxamento criará um novo tipo de estresse.

O estresse está presente e você está tentando relaxar e não consegue, portanto está aumentando o problema.

Quando houver o estresse, use-o como energia criativa. Primeiro, aceite-o; não há necessidade de lutar com ele. Aceite-o, isso é perfeitamente correto. Ele apenas diz: "Há problemas econômicos, algo está dando errado, você pode fracassar."

O estresse é tão-só uma indicação de que o corpo está se preparando para enfrentar a situação. Se você tenta relaxar ou toma comprimidos para a dor ou tranquilizantes, está agindo contra o corpo.

O corpo está ficando pronto para lidar com uma certa situação, um certo desafio que existe nele. Aproveite o desafio! Mesmo que você algumas vezes não consiga dormir à noite, não há necessidade de ficar preocupado.

Use a energia que surge do estresse: ande, corra, faça uma caminhada longa. Planeje o que deseja fazer, o que a mente quer fazer. Em vez de tentar adormecer, o que não é possível, use a situação de modo criativo.

A mente apenas está dizendo que o corpo está pronto para enfrentar um problema; essa não é a situação para relaxar. O relaxamento pode ocorrer posteriormente.

Osho, em "Meditação para Pessoas Ocupadas"
Imagem por stuartpilbrow

_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____



Transformação - 42/4 | 18/9


Um mestre de Zen não é simplesmente um professor. Em todas as religiões, há apenas professores. Eles ensinam a respeito de assuntos que você não conhece, e lhe pedem para acreditar no que dizem, porque não há jeito de transformar essa experiência em realidade objetiva. O professor tampouco as vivenciou - ele acreditou nelas, e transmite a sua crença para outras pessoas.


O Zen não é o mundo do crente. Não é para fiéis; o Zen é destinado àquelas almas ousadas que são capazes de desfazer-se de toda crença, descrença, dúvida, razão, mente, e mergulhar simplesmente na sua existência pura, sem fronteiras.

Ele traz, porém, uma transformação tremenda.

Permitam-me, portanto, dizer que, enquanto outros caminhos estão envolvidos com filosofias, o Zen está envolvido com metamorfose, com uma transformação. Trata-se de uma alquimia autêntica: o Zen transforma você de metal comum em ouro. Mas a sua linguagem precisa ser entendida, não com o seu raciocínio e o seu intelecto, mas com o seu coração amoroso. Ou até mesmo simplesmente escutar, sem se importar se é verdade ou não. Um momento chega, repentinamente, em que você enxerga aquilo que não percebeu a vida inteira. De repente, abre-se aquilo que o Buda Gautama denominou "oitenta e quatro mil portas".

Osho, em "Zen: The Solitary Bird, Cuckoo of the Forest"
Imagem por GroggyFroggy


_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____


Viver, Amar, Cantar - 14/9 | 38/4



Vida é um verbo. Vida não é um substantivo, é realmente viver, não vida .

Não é amor, é amar. Não é relação, é relacionar. Não é uma canção, é cantar. Não é uma dança, é dançar.

Veja a diferença, sinta o sabor da diferença.




Osho, em "The Book of Wisdom"
Imagem por linda yvonne


_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____ _____



Pais e política- sei lá, cara...


Quando existe o desejo de ter poder sobre outra pessoa, isso é política.

O poder é sempre político, até mesmo sobre crianças.

Os pais pensam que amam, mas apenas em suas mentes; contudo eles querem que as crianças sejam obedientes. E o que obediência significa? Significa que todo o poder está nas mãos dos pais.

Osho, em "The Path of the Mystic"
Imagem por drspam
Blog Widget by LinkWithin

Links para esta postagem

1 x23 comentários: to “ Palavras de Osho


  • 16/9/09 16:22  

    23:23!!!
    e você ja não tinha postado isso antes? ja li o "pais e política" com sua devida imagem aqui concerteza.

Related Posts with Thumbnails