13.7.09

(um pouco) Sobre Jung, o Homem e Seus Simbolos  

0 x23 comentários

"Freud explica: se o sonhador expõem as imagens e os pensamentos subsequentes de seus sonhos, estará expondo o fundo inconsciente de seus males, tanto no que diz quanto no que deixa deliberadamente de dizer. No inicio poder parecer sem sentido, mas depois será fácil identificar seus complexos.
Não importa como camufle, tudo o que ele falar, apontará ao cerne de suas dificuldades."

"Quando alguma coisa escapa de nosso consciente, esta coisa nao deixou de existir. Parte de inconsciente consiste portanto, de uma profusão de pensamentos e etc. provisoriamente ocultos, mas que continuam a se relacionar com nosso consciente."

"Fausto: No começo era o ato."

" O homem gosta de acreditar-se senhor da sua alma. Mas enquanto for incapaz de controlar os seus humores e emoções, ou de tornar-se consciente das inumeras maneiras secretas pelas quais os fatores inconscientes se insinuam nos seus projetos e decisões, certamente não é seu próprio dono."

"O herói deve entrar em acordo com seu poder destrutivo se quiser vencer o dragão" - isto é, para que o ego triunfe precisamos antes subjulgar e assimilar a sombra."

"O objetivo fundamental da iniciação é domar a turbulência da natureza jovem, tal como era, originalmemente representada pelo trickster."

"A criança possui um sentido de integridade, mas apenas antes do aparecimento de seu ego consciente.
No caso do adulto, essa integração se da pela união consciente com conteúdos incoscientes da sua mente. Dessa união surge o que Jung chamava de 'função trascendente da psique', atravéz da qual o homem pode alcançar sua mais elevada finalidade: a plena realização das potencialidades do seu ser."

tem mais...

Links para esta postagem

Related Posts with Thumbnails