17.6.09

Pareidolia e a Política do Agora  

5 x23 comentários

esse é o produto dum desafio proposto pela minha professora de filosofia.
Com outras palavras ela disse: "sua redação sobre como decartes é um merda está, hm, uma merda".
E eu, também não com essas palavras, "filha da puta! você vai ver!!" e ela "manda ver, pica-pau!" para dias depois eu escrever isso:

As perguntas a serem respondidas são: o que é verdade? o que é real? Mas temos "Verdades" e verdades objetivas, fatos; também temos o "Real" e o real a partir do individuo e sua cultura , sua visão de mundo.

A mais de duas décadas, cientistas, neurocientistas, psicólogos e filósofos têm nos mostrado como boa parte das experiências cognitivas (percepção, pensamento, atenção, raciocínio...) que temos são hologramas baseados na nossa "programação" cerebral. Há cores que não podemos ver, paradigmas que não conseguimos superar, arquétipos, etc.

Na busca pelo Real e pelo Verdadeiro esbarramos nas paredes da cela que é nosso cérebro e nossa psique. Mas não "paramos" nisso. Criamos mundos e mundos de semiose (metáforas, símbolos, signos, etc) e simulacros na esperança de nos transubstanciar para além dessa cela. Mas tudo o que conseguimos foi uma pareidolia - que é "trocar o território pelo mapa", como ver grunhidos hominídeos como "fala" e não conseguir mais ver outra coisa além de fala.

E essa tal pareidolia, quase (?) esquizofrênica, serviu de passaporte a um exílio ao mundo das idéias. suprimimos o "Agora" em busca do que já foi e do que ainda não veio. Nos projetamos tão longe de nossa "cela" que a esquecemos quase por completo, deixando-a uma zona. Nossas sociedades, "nossas" "culturas"*, nossas famílias, nossas mentes, nosso planeta.

E o Real? Caso de fato exista, está mais longe que podemos alcançar, ao contrário do Agora, que urge por nós como o azul do céu.

*cultura - referente ao cultivo de plantas, animais e/ou pessoas.

Links para esta postagem

5 x23 comentários: to “ Pareidolia e a Política do Agora


  • 19/6/09 17:24  

    nem li ainda, mas soh pra avisar ta duplicado um pedaço ae /)


  • 19/6/09 17:26  

    corrigido


  • 19/6/09 17:28  

    essa redação deveria estar falando de decartes ou foi soh o resultado da inspiraçao causada da imposiçao da outra redaçao?


  • 7/8/09 18:53  

    a 2a opçao.


  • 7/8/09 18:54  

    lembro q vc já falou dessas coisas p mim. gostei especialmente do conceito de "trocar o território pelo mapa". é do pocker sem cartas, não? tem mais alguma referência sobre o tema p eu pesquisar?
    :^)~

Related Posts with Thumbnails