5.2.09

Materialismo versus Idealismo  

4 x23 comentários

Durante as tentativas de explicar a ‘‘substância da realidade’’, a filosofia acabou por se dividir em duas correntes bem delineadas: o materialismo e o idealismo. Enquanto a primeira apresentava um problema (do que os pensamentos são feitos?), a segunda o resolvia de forma... No mínimo porca. Para inteirar o leitor: para o materialismo, tudo (inclusive o que pareceser imaterial, como a consciência) é redutível à matéria básica; para o idealismo, tudo pode ser reduzido ao imaterial, ao ideal. Assim, exemplificando a visão idealista, um gato é como se fosse a sombra de um gato ideal, um arquétipo de gato, um leonitas domesticado. Pro materialismo, o ‘‘gato ideal’’ provém dos ‘‘gatos materiais’’ que a mente conhece.

A discussão sempre foi importante no ramo da filosofia, pois a primeira corrente implica num determinismo estafante e a segunda num Universo que admite um criador.

Seja como for, este texto apresenta uma solução interessante, que vou brevemente elucidar & comentar.

Parte-se da idéia de que tudo aquilo que é impossível de existir já é, intrinsecamente, inexistente; também que o impossível é impensável (por exemplo, o ‘‘nada’’ puro, é impensável. Pensar, delinear, imaginar o nada é simplesmente impossível, pois, ao se pensar, já está se pensando em ‘‘algo’’, que, absolutamente, é alguma coisa diferente de nada). Dessa forma, tudo o que é possível existe, seja como possibilidade ou fato concreto. Mas, isso não seria encontrar a matéria sui generis; seria, na mais feliz das hipóteses, achar o caminho para tal matéria fundamental.

E, de fato, essa dualidade é quebrada com uma argumentação muito válida: coisas como as cores, as imagens, as sensações, são criadas dentro de nossos cérebros de forma que, efetivamente, não são a coisa-em-si. Um daltônico pode ver cores erradas, o que prova que nossa realidade é tão somente uma camada por cima da realidade primeira.

De qualquer forma, existem coisas que são fatos. Por exemplo, uma fórmula matemática: um objeto que é logicamente possível, também é possível na realidade, enquanto que um objeto logicamente impossível não pode ser construído; do mesmo modo, a matemática é uma descoberta, não uma invenção. E é a partir dela que o cérebro calcula a distância dos elementos da nossa visão, criando a sensação de três dimensões (sabemos que ele faz isso a partir das duas imagens 2D que os olhos recebem). A matemática - a geometria, a lógica - existe independentemente do indivíduo ou da matéria, sendo, assim, a única coisa irredutível que se pode encontrar. Prova-se que a realidade é construída a partir de algorítimos, pois pode-se reproduzir o Universo num computador - a realidade virtual, um jogo de computador. Quanto mais complexo, mais perto chega do mundo que observamos. Podemos criar nossos próprios algorítimos, criando uma realidade virtual alternativa, também, o que prova que modificações nos algorítimos resultam em sensações & realidades diferentes.

Isso destrói (para a nossa felicidade) a distinção entre matéria & pensamento, pois ambos podem ser descritos por um algorítimo (salvo padrões ilógicos e, portanto, impossíveis). Levantamos o véu de Maya e vimos Brahma: nossa realidade mais básica é a dos bits, da informação, do logos, o que nos coloca em frente à derradeira Matrix.

Links para esta postagem

4 x23 comentários: to “ Materialismo versus Idealismo


  • 5/2/09 17:29  

    FODA.

    Não sabia que aquelas nossas conversas iam acabar nisso aeHaEHaeHHAE porra, ótimo texto Beraldo.


  • 15/1/10 08:03  

    I wish not agree on it. I think precise post. Specially the designation attracted me to review the whole story.


  • 19/1/10 04:47  

    Good brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.


  • 27/6/10 09:08  

    no meu bem filosofar.eu nao encontro lógica na divisao destas duas corrente porq nós muito bem sabemos que O QUE É,É E O QUE NAO ERA PASSOU A SER...

    NA ORIGEM DE TODAS AS COISAS ESTA DEÚS,MAS A EVOLUÇAO ESTEVE SENPRE PRESENTE...

Related Posts with Thumbnails