16.11.08

Universo Interno  

6 x23 comentários

(Inner Universe)

de http://www.aepalizage.com/lhp/believe.html
traduzido por Timóteo Pinto.



Você é responsavel por tudo em que acredita, não importa como essas crenças chegaram a você. No fim, isso foi passado com a sua aceitação.

Montando o Inventário

Antes de mudar consciênciente, você tera que parar e montar um inventário do seu túnel de realidade, montar Inventário MetaConceitual. Para começar, escreva sua opnião/crença/conhecimento/meme-chave em relação às palavras-chave abaixo. Faz bem fazer a lista num editor de planilhas (Excel por exemplo), ao invés de papel-e-caneta, porque terás de voltar a ela várias vezes para adicionar/editar coisas:

Dinheiro e econômia

Amor e Dinheiro

Comunicação com os outros

Sua cidade

Seu País

O mundo em geral

Quem é Você

Seus talentos

Suas emoções

Seu passado

Seu futuro

Vida

Suas metas

Sua família

Seus amigos

Seu corpo

Sua saúde

Seus limites

Sua inteligência

Suas habilidades

Sexualidade

Pensamento, pensar

Comportamento, apreço, conduta

Capacidade

Crença

Grupo

Origem

Homem e Mulher

Divindade

Sorte

Moral e Ética

Tristeza

Status

Poder

Fatalismo

Autoridade

Verdade

Espiritualidade, Magia e Consciência

Desejo

Essa lista é o primeiro estágio de seu Inventário. O tão atento e profundo for o olhar sobre isso, mais "crenças" você vai encontrar. No futuro você pode ir adicionando as que vão se formando.

Escreva suas idéias o mais HONESTO possível. Lembre-se de estar escrevendo para sí, e não apresentando-as para alguém, lembre-se também de não botar o que você gostaria de acreditar ou o a que você deveria ter.

A Sua Realidade é influenciada por estes conceitos básicos, e não os que você acha que deveria ter.

Depois de ter preenchido essa planilha, leia-a de novo, veja tudo o que escreveu como memes (ou outro tipo de visualização de pensamentos como coisas sólidas) que estão presentes na sua consciência e que influenciam o mundo vivênciado em Vários Níveis. Procure por coerência entre suas crenças e o que você vivencia.

De onde vem

Agora que você tem uma boa lista, já da pra brincar com ela! Começe por adicionar a coluna "Origem".

Exemplos de onde um meme específico pode ter vindo é: de seus pais, TV, livro/revista/jornal faculdade, seita, amigos, blogs, internet em geral...

Mesmo quando não se sabe de onde veio, examine-o, as vezes pode-se se esclarecer com uma análise mais paciente. E procure pelo primeiro-contato com precisão, também.

Quem pensa diferente

O proximo passo é uma mudança experimental na percepção. Cate alguns itens da lista e pergunte a sí que pessoas pensam o contrário. Por onde for mais dificil ou contrastado, é o onde deve haver maior foco.

Você Quer acreditar nisso ou não?

De novo à lista, ponha + ou - (ou qualquer outra coisa com a mesma função) para cada crença. Sendo uma construtiva, inspiradora ou motivadora, use o '+', ou se te atrasa e cria mais problemas que resolve, ponha o '-'. Se não há certeza, use um '/', por exemplo.

Também de uma olhada no que pra você te faz andar para frente e o que lhe embarreira (a ferramenta de filtragem d'alguma coisa como um Excel cai bem) .

Tenha em mente que crenças negativas não são necessariamente impeditivas. Teimosia por exemplo, é.

Quão certo você está da veracidade de suas crenças?

Mais uma coluna, com números de 1 ('no meu mundo imaginário') a 10 (verdade sólida). A numeração intermediária vai de "não muito provavel" por "não tenho certeza" a "bastante real". Mais uma vez, seja sincero, não escreva como se fosse para alguém, é só você ai.

Quando tiver terminado, relacione a pontuação dada com a força dela sobre seu túnel de realidade. Geralmente, quanto mais você a tem como 'real' mais ela afeta sua 'realidade'.

Ponta Cabeça

Agora, ponha uma coluna com o nome de "Inversão" e pegue os itens negativos. Procure por seus antônimos, procure pelo que você acha melhor de se acreditar ou que você acha que seja mais correto/útil/custo-benefício/ético/positivo.

Quando tiver terminado, terás a lista para trabalhar.

Levantando Certezas

Agora que você adicionou uma coluna julgando a veracidade de cada item. Que tal brincar com eles imaginando como seria adicionar ou subtrair um ponto? (filtrando os que já tem 10, por favor)

E começe tranquilo com os mais simples pra só depois de ter pego o jeito partir para os mais importantes.

Extruturando crenças

E agora pode-se por outra coluna, escreva todas as evidências, experiências e qualquer coisa que suportem suas crenças.

E essa evidências, será que não são crenças também? Se sim, cê a acabou de encontrar crenças escondidas, prontas para serem adicionadas à lista. Memeplexos suportando terceiras crenças também devem ser enfrentados se procuras efetividade. Encontrar conexões costuma ser válido para dissolver essas coisas.

Traduzindo experiências em crenças

Pra encontrar mais crenças disfarçadas, começe a tomar nota de experiências durante seus dias. Da pra desenterar uma caralhada delas que se originaram nas tais experiências e que foram automatizadas. As positivas podem ajudar bastante e serem efetivas, já as negativas, estão ai para te escravizar.

Tendo seguido os métodos descritos acima, você deve ter coletado uma loonga lista de crenças as quais você pode trabalhar bastante, mu-dar, des-integrar, a -di- cionar e experimentar!

É com você.


Links para esta postagem

6 x23 comentários: to “ Universo Interno


  • 22/10/08 05:49  

    Experiência é ler o "Ser e o Nada" num 15º andar.


  • 22/10/08 08:05  

    Que merda, não enxergo nada nessa bagaça e até pra comentar a parada foi embaçada. Ajeita essa porra!


  • 23/10/08 10:16  

    ahuahauhauah
    embaçado como maluco?
    vou dar uma clareada, que tal


  • 2/3/10 12:14  

    Corolho, doido.

    Tb traduzi esse textinho aí, mas acho que a sua ta mais bonita :P (nao tive saco pra fazer tabelinha)

    flw


  • 2/3/10 23:53  

    =D
    po cara, maneiríssimo.
    que mais ce tem traduzido?


  • 4/3/10 17:17  

    ONA

Related Posts with Thumbnails